Benefícios do Sal

Postado em: 25/06/2014 às 13:57 por admin - Cozinha
Na medida certa: utilize o sal para seu benefício

Quem não gosta de uma comida com um tempero mais apurado, que faça com que tenhamos água na boca ao sentir o aroma de determinado prato?

Para este um sabor mais apurado, geralmente o sal é um dos componentes mais utilizados. Apesar de ser essencial para saúde, pois auxilia na manutenção do equilíbrio hídrico e o funcionamento regular das células, é importante consumir com moderação. Para falar sobre isso, o Portal De Bem com a Vida ouviu a nutricionista Maristela Bassi Strufaldi, educadora em Diabetes pelo International Diabetes Federation/ Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Associação Diabetes Brasil (ADJ).

Portal De Bem com a Vida: Qual a importância do sal de cozinha para a nossa saúde?

O sal de cozinha é composto por 40% de sódio, um nutriente essencial para nosso organismo, o qual contribui para a regulação osmótica dos fluídos e atua na condução de estímulos nervosos e na contração muscular. Entretanto, seu consumo excessivo está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais e outras doenças que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo.

Portal De Bem com a Vida: Qual é a quantidade recomendável por dia?

De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira e a Organização Mundial da Saúde, o consumo máximo de sal por dia não deve ultrapassar 5g, o que equivale à 2000mg de sódio / dia. Em medida caseira, isso representa uma colher de chá de sal. É importante lembramos que os alimentos que consumimos possuem o sódio intrínseco, já presente nos alimentos, sem ter adicionado sal propriamente dito.

Via: www.portaldebemcomavida.com.br

 

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.