Aprenda a organizar suas receitas

Postado em: 06/11/2012 às 18:32 por admin - Cozinha, culinaria, dicas

Achar a receita de um prato ideal para uma ocasião ou encontrar aquela que você já fez antes e é sucesso garantido pode se tornar um verdadeiro problema na hora de cozinhar se você não tiver organização. A busca quando feita num contexto de desordem desmotiva quem está cozinhando por gastar mais tempo do que realmente é necessário para se pensar no cardápio.

O costume de repetir receitas é um sintoma da falta de organização. “Não existe uma dona de casa, apreciador ou até gourmet que se anime a cozinhar algo novo sem saber exatamente onde achar. É daí que vem o hábito de fazer sempre as mesmas receitas” afirma a home organizer, Ingrid Lisboa.

 Ter as receitas fáceis de localizar é tão fundamental na hora de preparar uma refeição quanto ter uma cozinha organizada, limpa e com boa infraestrutura. Este hábito, além de evitar a tal monotonia do cardápio previne alguns desastres gastronômicos que podem ser cometidos, como os erros de preparo que ocorrem quando se tenta lembrar uma receita ou fazê-la intuitivamente.

Deixar livros de receitas espalhados e imprimir milhares de vezes a mesma receita, por nunca conseguir achá-la, são situações típicas passadas por quem ainda não criou sua maneira de organizar-se com relação às receitas.

Para quem está em dúvida sobre o melhor método, é importante entender que não existe um jeito errado de se organizar, deve-se apenas saber se a regra criada vai ser prática para quem vai utilizar, levando em conta seus costumes e facilidades.

Opções de organização de receitas

Usar um fichário com saquinhos plásticos para guardar suas receitas é uma forma tradicional e eficiente de se organizar. O fichário, além de permitir a separação por categorias, aliado aos saquinhos plásticos facilita o manuseio ao manter as receitas protegidas do contato com mãos úmidas ou sobras de ingredientes.

Comprar dois cadernos, um para receitas doces e outro para receitas salgadas é outra possibilidade. No caderno, as receitas podem ser escritas manualmente ou coladas, quando estas forem encontradas em caixas de ingredientes, revistas ou impressas da internet. O que deve ser evitado, porém, é a existência de um único caderno de receitas para doces e salgados, pois a busca pode se tornar mais difícil.

Uma boa ideia tanto para o fichário quanto para os cadernos, é fotografar receita feita e imprimir, colocando a imagem junto da parte escrita. Além disso, reservar um espaço na parte de baixo do papel pode ser interessante para anotar futuramente algum truque de preparo, ingrediente especial, alteração possível da receita ou se agradou ou desagradou a alguém.

Para quem gosta de tecnologia, o computador, o tablet ou o smartphone podem ser grandes aliados da organização de receitas. Criar documentos de texto das receitas e separá-las em pastas no computador, criar um blog ou usar aplicativos de tablets e smartphones de anotação ou específicos para receitas são iniciativas simples e eficientes para a organização das receitas.

“Alguns aplicativos para dispositivos móveis podem ser usados como aliados também durante o preparo da receita, pois trabalham junto com o usuário tanto orientando sobre o passo a passo da receita quanto oferecendo cronômetros para controle de tempo ou fazendo conversões de pesos e medidas.” ensina Erivelto Moitinho, designer de interação da Wezen.

Para todos os casos de organização deve-se pensar em maneiras de categorizar as receitas. Dividir as receitas em doces e salgadas é fazer o mínimo. A organização ideal das receitas prevê uma categorização mais específica como em aperitivos, pães, massas, sopas, pratos únicos, molhos, sobremesas; ou por país de origem culinária, o que contribui para uma busca mais ágil quando procurar algo específico.

Organize suas receitas e as mantenha em um lugar acessível para que você possa não só ter a facilidade na hora da consulta como também usá-las com frequência.

Via Dicas de Mulher

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.